Investigadora portuguesa abre portas a novas terapias no combate a demências
Márcia Liz descobriu uma forma de bloquear a ação da proteína responsável pela degeneração e morte das células nervosas do cérebro em dois dos tipos de demências mais comuns.
2024.04.29 Podcast Neurotalks
Neste episódio, fomos até ao Hospital de Santo António conversar com o Dr Melo Pires e o Dr Ricardo Taipa sobre o Banco Português de Cérebros. Falamos sobre a sua fundação, objetivos e modo de funcionamento e sobre a importância que a neuropatologia continua a ter para a Neurologia.
Disponível no YouTube e Spotify.
Ver Notícia ►2024.04.29 Spotify
Ver Notícia ►2024.04.29 YouTube
2023.10.14 CNN
“Todas as doenças degenerativas são bastante complexas, mas o Alzheimer é sem dúvida um dos grandes desafios da humanidade”
ENTREVISTA || Ricardo Taipa, coordenador executivo do Banco Português de Cérebros, explica a complexidade de investigar a doença de Alzheimer e a diferença entre a análise da patologia em vida e após a morte. O único banco de cérebros do país já desenvolveu estudos relativos à doença e um dos focos de investigação é como a patologia de Alzheimer apresenta perfis diferentes dentro do cérebro
2022.10.19 SIC Notícias
“Doença dos pezinhos” estende-se de forma precoce ao cérebro
Investigadores do Centro Hospitalar Universitário do Porto descobriram, num estudo realizado com cérebros doados ao Banco Português de Cérebros, que a patologia que afeta os doentes com paramiloidose, designada “doença dos pezinhos”, se estende de forma precoce ao cérebro.
2022.10.19 Jornal de Notícias
Investigadores concluem que paramiloidose se estende de forma precoce ao cérebro
Investigadores do Centro Hospitalar Universitário do Porto descobriram, num estudo realizado com cérebros doados ao Banco Português de Cérebros, que a patologia que afeta os doentes com paramiloidose, designada “doença dos pezinhos”, se estende de forma precoce ao cérebro.
2022.10.19 Jornal Público
A “doença dos pezinhos” afecta o cérebro no início da doença
Uma equipa do Centro Hospitalar Universitário do Porto indica que, com o aumento do tempo de vida dos pacientes, começaram a ser notados outros sintomas, como hemorragias cerebrais ou perda de faculdades cognitivas.
Investigadores do Centro Hospitalar Universitário do Porto descobriram, num estudo realizado com cérebros doados ao Banco Português de Cérebros, que a patologia que afecta os doentes com paramiloidose, designada “doença dos pezinhos”, se estende de forma precoce ao cérebro.
Curso de Especialização em Bancos de Tecidos Neurológicos
Divulgação do Curso de Especialização em Bancos de Tecidos Neurológicos Universidade de Oviedo.
“Experto Universitario en Bancos de Tejidos Neurológicos: aspectos teórico-prácticos – 3a Edición”
Para mais Infomações Consultar o Link << Universidade de Oviedo >>
2021.04.14 RTP3 / Fronteiras XXI
No Porto existe o único Banco de Cérebros do país. Aqui a investigação centra-se nas doenças neuro-degenerativas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A demência é o tema em debate no Fronteiras XXI na RTP3.
Ver Video Notícia Intro ►2021.04.14 RTP3 / Fronteiras XXI
Ver Video Debate ►2021.04.14 RTP3 / Fronteiras XXI
2021.04.14 Fronteiras XXI / RTP3
Banco de Cérebros: uma chave para decifrar a demência
Ver Notícia ►2021.04.14 Fronteiras XXI / RTP3
2020.12.06 Correio da Manhã
Há um banco no Porto que guarda cérebros para investigação
Ver Notícia ►2020.12.06 Correio da Manhã