Quem Somos

Quem Somos

O Banco Português de Cérebros (PBB), fundado em 2014, está sediado na Unidade de Neuropatologia do Departamento de Neurociências do Centro Hospitalar Universitário do Porto, tendo como instituições parceiras o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

O PBB coleciona e fornece tecido cerebral para investigação realizada a nível nacional e internacional, possuindo já cerca de 70 cérebros de doentes com diferentes doenças neurodegenerativas e outras doenças neurológicas. Este tecido está armazenado em parafina ou congelado, estando disponível para estudos devidamente autorizados. Os investigadores realizam estudos neste tecido para tentar compreender estas doenças, permitindo desenvolver tratamentos futuros.

O programa de doação de tecido cerebral tem uma relação estreita com vários hospitais da região. Por favor visite a secção Dador na nossa página para ter mais informação sobre o PBB e como aderir ao programa de doação.


Banco Português de Cérebros
Unidade de Neuropatologia – Departamento de Neurociências
Centro Hospitalar Universitário do Porto
Largo Prof. Abel Salazar – 4099-001 Porto
geral@bancodecerebros.chporto.pt
Tel +351 913504401